Transição de Carreira & Constelação Familiar Sistêmica.
Transição de Carreira, Trabalho e Sucesso Profissional: Como as Constelações Familiares Sistêmicas podem contribuir.
Na vida profissional, atravessamos algumas fases como escolha da profissão, medos e inseguranças até alcançar a estabilidade emocional, técnica, econômica, crescimento profissional, alcance de resultados satisfatórios e reconhecimento profissional. Entretanto, nem sempre esta trajetória é tão linear como se espera. Há momentos em que se percebe uma insatisfação profissional, uma desmotivação geral para o trabalho e um desejo, mesmo que tímido e velado em mudar de profissão.
Isso acontece por vários fatores e vamos explicar aqui como uma técnica de terapia breve baseada na teoria do alemão, teólogo, filósofo e terapeuta Bert Hellinger pode nos ajudar a detectar o que há de errado nesta trajetória.
Aliás, Bert Hellinger é um grande exemplo de transição de carreira, porque mudou várias vezes sua caminhada profissional até atingir a supremacia de seu lindo trabalho como terapeuta. Participou da guerra, foi prisioneiro, fugiu, se formou missionário cristão, foi enviado para o África do Sul para trabalhar com as tribos de Zulus. Estudou e se formou em educação, dirigiu mais de 150 escolas, abandonou a ordem, foi para os EUA estudar com renomados terapeutas, retornou à Alemanha, estudou psicanálise e aos 70 anos compilou tudo que aprendeu com suas observações e transcreveu para livros, onde o mundo todo hoje tem acesso às Constelações Familiares, técnica terapêutica baseada em três leis, que denominou As Leis do Amor. São elas: Equilíbrio entre o dar e receber, Pertencimento ao Sistema e Hierarquia e Ordem. Estas leis regem o comportamento humano e definem muito sobre quem somos e porque escolhemos atuar nas áreas X ou Y. Esta contribuição amplia nosso olhar e nos faz entender os caminhos nas quais trilhamos, seja de sucesso ou fracasso, seja de glória ou vergonha.
Após esta breve explanação sobre a metodologia das Constelações Familiares Sistêmicas de Bert Hellinger, vamos então entender alguns aspectos importantes sobre profissão e transição de carreira.
1) Como escolhemos uma profissão. Quando a dúvida surge sobre mudar ou não de carreira, a primeira coisa a saber deve ser o "porquê" escolheu aquela determinada profissão, o que o levou a decidir por aquele caminho semelhante ou não dos pais e antepassados. Conhecer o motivo, seja consciente ou inconsciente, é fator primordial, para uma escolha acertada, sem perder tempo e dinheiro, numa trajetória que será infrutífera lá na frente.
2) Lealdade. Segundo as Constelações, muitos escolhem uma determinada profissão por lealdade ao seu sistema familiar e o resultado desta escolha pode levar ao sucesso ou fracasso, dependendo da história familiar. Por exemplo, um pai de família, bem sucedido em sua profissão, onde o dinheiro flui com facilidade, não há grande conflitos em relação ao seu trabalho, por si só conduzirá os filhos a seguir esta carreira, pois ela implica em sucesso. Já um pai falido, que se encheu de dívidas com seu trabalho, pode conduzir inconscientemente seus filhos e descendentes a seguir o mesmo padrão, mesmo que estes, ganhem dinheiro e alcancem o sucesso por um tempo, em determinado momento , sentem que "devem" perder tudo, porque assim pertencerá ao seu sistema familiar e isto é o que importa. Como ter sucesso se o pai não obteve o mesmo? Isto traz culpa e leva o indivíduo a fracassar para seguir o mesmo padrão do pai. Não importa o preço que se pague, o importante é seguir a mesma linha de comportamento e assim então, estará fiel a sua família de origem.
3) Padrões Financeiros. Outro padrão observado pelas Constelações é sobre o quanto se deve obter em relação ao dinheiro ganho. Se os pais foram pobres, sem recursos e não alcançaram um determinado patamar financeiro, é comum que os descendentes, sigam este padrão, se sentindo culpados por serem "melhores" , "mais ricos e bem sucedidos" que os pais e antepassados. Isso diminui a culpa e o iguala a todos que vieram antes. Insconscientemente, se for bem sucedido, é sentido como uma desonra a todos que já estavam em seu sistema e não atingiram este mesmo padrão financeiro.
4) Pertencimento. É importante conhecer sobre o pertencimento e como ele atua nas profissões e sucesso nas carreiras. Todos nós temos direito a pertencer a um sistema e assim pagamos o preço e se preciso for, pagamos com a própria vida, pagamos com falências, com abusos físicos e emocionais, com traumas, com divórcios, não importa qual o prejuízo, o importante é pertencer, entretanto não se obtém uma vida plena, feliz, satisfatória e com um propósito maior. Então a pessoa fica presa no seu padrão familiar não alcançando sucesso e uma vida de plenitude e satisfação.
5) Autoconhecimento. Enquanto a base da escolha e trajetória profissional se estabelece, outro fator de suma importância é o autoconhecimento. Pessoas que seguem um padrão inconscientemente ou mesmo conscientes, podem cair neste erro por não conhecer sua própria identidade interna. E como se conhece ou se atinge o autoconhecimento? Existem várias formas de atingir esse algo mais, ir para o próximo nível, utilizando a ciência, a espiritualidade, a boa leitura, seja por meio da Psicoterapia, Coaching, Constelações familiares, Testes vocacionais, entre tantas outras técnicas. O autoconhecimento proporcionará competêcias emocionais para alavancar e fazer o que tem que ser feito, seja mudar, ou escolher permanecer onde se está. Crescimento pessoal, conduz ao sucesso e sem autoconhecimento, o fracasso pode ser um caminho duro e persistente.
6) Coragem para tomar decisão. Esta competência emocional, requer um passo ousado e determinado para algo novo. Se não se obtém ótimos resultados, praticando velhos hábitos, então é melhor mudar a tática e assim obter hábitos inovadores na tentativa de se obter resultados melhores. Toda mudança merece atenção porque exige esforço e desgaste, deixar a zona de conforto e ir para o campo de batalha exigirá ousadia e coragem para mudar o óbvio e o que já conhecido e portanto de alguma forma confortável para algo desconhecido e desconfortável inicialmente. Portanto fazer escolhas entre transitar de uma carreira para outra, implicará em muita coragem e determinação.
7) Mudanças radicais. Ás vezes pensamos que para mudar de carreira e profissão, é preciso ser radical e este é o primeiro impeditivo que esbarramos, porque pensamos que hoje estamos num trabalho e no dia ou mês seguinte estaremos entrando de cabeça em outro. Seja você profissional liberal ou não, toda mudança, requer tempo e espaço adequado para a transição de carreira e profissão. Fazer um passo a passo lento e gradual, garante acertos e adequação ao novo que virá. A este tempo, chamamos de "processo" e esse processo pode ser mais árduo do que se imagina, pois poderá trabalhar 12, 15, ou mais horas diárias continuamente, até obter a segurança necessária para a total transição.
8) Planejamento. Realizar um plano de ação é fundamental, pois evita desperdícios de tempo e dinheiro. Estabeleça um prazo, etapas, recursos e investimentos necessários para a transição. Verifique se a mudança é ecológica ou não, nenhuma mudança é bem vinda, quando traz dano ao sistema, quando prejudica e fere outras pessoas, o lar, a família, as finanças. Portanto, é necessário analisar ecologicamente, o quanto suas mudanças irão afetar as pessoas e o sistema que o rodeia.
9) Testando os resultados. Antes mesmo de mudar definitivamente de carreira, trabalho ou profissão, verifique os resultados obtidos, faça um balanço sobre a média entre 3 ou 4 meses sobre rendimentos, tempo e investimentos aplicados nesta mudança. Ofereça serviços free inicialmente e faça pesquisas para obter feedback, verifique como se sente na nova profissão, confortável, desconfortável, seguro, inseguro, feliz, infeliz, satisfeito, insatisfeito. Lembre-se também de fazer adaptações constantes no seu planejamento se assim for necessário, pois não é preciso ficar preso, engessado nele.
10) Comemore! Por fim, estabeleça prazo para a definição da transição total de sua carreira baseando-se em resultados concretos em relação a satisfação pessoal, financeira e familiar e então comemore de fato. O cérebro necessita de lembranças somadas à emoção para fixar memórias, então faça algo marcante para si mesmo, se presenteie com algo marcante quando alcançar seu objetivo, uma viagem, uma jóia, um jantar, uma reunião com pessoas que ama, enfim, algo que realmente marque esta vitória em sua vida e assim será selado com chave de ouro esta tão almejada mudança de vida.
Tenho certeza que seguindo os passos oferecidos aqui, ajudará muito nesta decisão tão importante de transição de carreira e fique atento aos desconfortos profissionais e se preciso for, busque auxílio nas Constelações Familiares para verificar possíveis bloqueios e insucessos e se mesmo assim ficar perdido em que direção prosseguir, um processo de Coaching de Carreira, iluminará seu caminho para uma carreira de sucesso. Boa sorte!